Este ano estamos comemorando 357 anos da imigração judaica nos Estados Unidos e essa história inicia-se no Brasil.
Pouca gente sabe disso e parece que os americanos não fazem muita questão de divulgar esse episódio de sua história, mas Nova Iorque foi fundada, na verdade, pelos holandeses como Nova Amsterdã em 1654 com recursos emprestados por judeus brasileiros do Recife.
Como se sabe, naquela época parte do nordeste brasileiro estava sob domínio dos holandeses (esse período durou de 1630 a 1654) que eram bem mais tolerantes do que os portugueses, católicos e sob o jugo da Inquisição, e assim os judeus puderam prosperar durante esse período.
A primeira Sinagoga das Américas, chamada Kahal Zur Israel, foi construída pelos judeus de Recife.
Foi justamente nessa Sinagoga, situada à rua do Bom Jesus, que durante reformas realizadas pela Fundação Safra foram descobertos documentos que provam o empréstimo de valores aos holandeses que sob a liderança do capitão Peter Minuit dirigiram-se a América do Norte com o intuito de fundar uma colônia. Além disso, 23 judeus do Recife embarcaram no navio de Minuit e imigraram para a nova colônia holandesa.
Peter Minuit |
Dez anos depois, porém, quando a Nova Amsterdã já contava com mais de 500 habitantes e já havia se desenvolvido consideravelmente, ela foi atacada e tomada pelos ingleses que empurraram os holandeses para o as zonas rurais (até hoje há riquíssimas famílias de origem holandesa naquela região) e mudaram o nome da cidade para Nova Iorque.
A história da contribuição judaico-brasileira para a fundação da maior e mais famosa cidade americana ficou relegada à obscuridade por vários séculos porque durante a conquista os ingleses destruíram edifícios públicos e queimaram os documentos, somente emergindo do passado quando descobertas arqueológicas importantes ocorreram na citada Sinagoga no Recife.
Vista externa da Sinagoga |
A Sinagoga após a reforma |
Por hora, meus bons marujos, era o que o Capitão tinha para contar. Estarei de volta ao mar na próxima semana para continuar a história dos grandes piratas, falando sobre o lendário capitão Bartholomew Roberts.
Até lá! Boa sorte a todos!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário